Melhores práticas para e-mail marketing

CRIAÇÃO DO LAYOUT

Um das coisas importantes ao enviar um e-mail marketing é a estruturação da peça, ou seja, do HTML.

Em propaganda é normal utilizarmos mais imagens do que texto. Mas e no e-mail marketing? Qual a dosagem para que sua mensagem chegue ao destinatário?

Hoje em dia é normal os provedores barrarem os e-mails somente com imagens, pois desconhecem a procedência e por questão de segurança não deixam que a mensagem chegue ao destinatário. É importante considerar, na criação de um layout para e-mail marketing, que as peças tenham textos e imagens.

A mescla de texto e imagem facilita a visualização por parte do usuário ao receber o e-mail, caso o provedor bloqueie as imagens.

Veja um exemplo de layout todo em imagem: Peça de e-mail marketing toda em imagem

Veja um exemplo de layout com mescla de texto e imagem:

Peça de e-mail marketing com mescla de texto e imagem

Se um e-mail marketing for barrado como spam e não chegar ao destinatário não há como medir resultados.

Na hora de criar um html é importante respeitar algumas regras, e essa é a primeira dica: Estruture com equilíbrio seu e-mail marketing para que ele não seja barrado pelos provedores e para que sua mensagem chegue ao seu público final.

É importante lembrar que o texto inserido via HTML tem certas limitações em relação ao texto inserido como imagem. Além de não existir controle em relação a espaçamento entre letras, palavras e linhas, também há uma restrição em relação às fontes utilizadas, que devem fazer parte do padrão internacional de fontes (ou seja, aquelas fontes que existem em todos os computadores, independente do sistema operacional). As mais utilizadas são Verdana, Tahoma, Arial e Times New Roman.

Também existe diferença entre o texto padrão em HTML e em imagem. Enquanto a fonte inserida em imagem tem formato vetor, a fonte inserida no HTML tem formato bitmap.

Tendência:  Os hábitos de leitura dos usuários estão mudando e muitos estão lendo seus e-mails pelo telefone celular.

Deixe um comentário