Regras para bom uso do email marketing

Antes de fazer campanhas de email marketing é importante rever as regras para bom uso dessa poderosa ferramenta de relacionamento digital. Uma campanha mal feita, que não segue as regras, pode ser considerada um spam.

Campanhas de email marketing precisam ser éticas, pertinente e feitas com responsabilidade, sem que haja abusos contra os consumidores.

A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, junto a outras entidades ligadas ao marketing direto, elaboraram uma série de regras para prática de email marketing com a finalidade de melhorar o uso dessa poderosa ferramenta de relacionamento online. Você também encontra as definições dos termos mais utilizados em email marketing nesse novo código.

Seguem algumas das entidades que assinaram a versão final do código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing:  Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi), a Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, as operações gaúcha e paulista da Federação do Comércio (Fercomércio) e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

Nesse novo código de autorregulamentação de campanhas de marketing por e-mail o “opt-in” é considerado obrigatório e fica proibida a venda de mailing sem autorização do usuário.

Caso as regras definidas forem desrespeitadas, as empresas infratoras poderão sofrer punições, ainda não definidas pela entidades.

Confira as regras para um email marketing eticamente correto.

Deixe um comentário